quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Biblioteca Almiro de Lima Piúma

A Biblioteca da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Pereira Vargas foi inaugurada em 22 de março de 1973, a professora encarregada da biblioteca escolar era a professora Eva Marli Melendez que em entendimento com a diretora da escola escolheram para patrono da referida biblioteca o nome do jaguarense "Almiro de Lima Piúma"
Almiro de Lima Piúma, nasceu no dia 22 de outubro de 1900 e faleceu na mesma, em 29 de julho de 1972.  Homem inteligente e bondoso, tornou-se inegavelmente uma das maiores reservas morais de nossa comunidade.
Gostava de ler e era estudioso, dedicando-se sempre as regras difíceis de gramática, que cultivava desde menino.
Exerceu as funções de Juiz de Paz, Juiz Municipal, muito colaborou com a Justiça Eleitoral, além de outras funções.
Somente um homem estudioso e do gabarito de Almiro de Lima Piúma teria condições morais e intelectuais, como historiador nato que era, para realizar a profunda obra de pesquisa que vinha executando, no arquivo das mais diversas instituições locais, principalmente na Prefeitura Municipal, onde desempenhava brilhantemente o cargo de secretário.
Almiro de Lima Piúma tornou-se colunista do Jornal "A Folha" tendo como responsável o colunista que se assinava XXX. Escondia-se no anonimato, não por covardia, mas sim por modéstia que caracterizava sua personalidade.


Um comentário:

  1. Oi,Roberta gostei do calendário,design,layout e plano de fundo está harmonioso e bem elaborado. Achei interessante conhecer a bibliografia do jaguarense Almiro de Lima Piúma e não sabia que a biblioteca da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Pereira Vargas tinha ele como patrono .Parabéns!

    ResponderExcluir